Adversários de Márcia deixam diferenças de lado para derrotar a prefeita nas Eleições 2026

Do Farol de Notícias

Não há outra leitura sobre o anúncio cravado pelo ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, que durante conversa com o Farol, nessa quinta-feira (25),  comunicou que estava se distanciando da prefeita Márcia Conrado. 

O anúncio de Evandro vem sendo interpretado não apenas como um fortalecimento da oposição na capital do xaxado, mas também, como uma estratégia para impor uma derrota à prefeita, reelegendo a governadora Raquel Lyra, uma vez que a petista está aliada com João Campos.

Agora, estão juntos e misturados, além de Carlos e o deputado Luciano Duque, o deputado Waldemar Oliveira, Sebastião Oliveira e Miguel Duque, pré-candidato a deputado federal.

A decisão de alinhamento coloca debaixo do tapete diferenças históricas entre Duque, Sebastião Oliveira e Carlos Evandro. A relação entre os três nem sempre foi pacata, mas entre ‘tapas e beijos’. Duque foi vice de Evandro, mas romperam. Sebá já foi aliado de Carlão, e zerou a relação por algum tempo, e a relação entre Sebastião e Luciano Duque sempre foi uma ‘gangorra’.

Mas agora tudo é passado. Prego batido e ponta virada. Carlos Evandro retorna em alto estilo à planície da política serra-talhadense, e pode ser um fator de desequilíbrio em 2028, nas eleições municipais.

É possível que a estratégia da prefeita Márcia Conrado seja a mesma utilizada em 2024, quando disputou a reeleição. A petista vai ‘ressuscitar’ a ‘traição’ dos adversários, e poderá até posar de vítima; assim como fez durante um debate, em busca da reeleição. Na oportunidade, ela acusou Duque de ‘traição’.

“Porque cansaram de serem usadas e descartadas quando não eram mais necessárias, o que ele [Luciano] fez com Serra Talhada, e comigo e com os vereadores que estão aqui e permaneceram com o grupo do povo, foi torcer contra o nosso desenvolvimento. Eu não vou estar rebatendo porque vim aqui falar de futuro e não de passado”. Foi assim.

Compartilhamento

Izilda questiona motivação de conselheiros do Fundeb para barrar fiscalização em Afogados

A ex-conselheira do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS/Fundeb) de Afogados da Ingazeira, Izilda, divulgou uma nota pública na qual comenta sua saída do colegiado e afirma que passou a enfrentar resistência em razão de sua atuação na fiscalização dos recursos da educação.

Na manifestação, ela questiona críticas feitas à sua atuação, defende que sempre exerceu o papel de fiscalização com independência e transparência e afirma que um dos principais pontos de divergência com a gestão municipal envolvia questionamentos sobre a situação do Regime Próprio de Previdência Social do município. Confira a nota na íntegra:

Leia a nota:

Minha saída do Conselho do Fundeb de Afogados da Ingazeira-PE levanta questionamentos. Minha atuação sempre foi pautada pela independência, responsabilidade, legalidade e compromisso com a fiscalização dos recursos da educação. Ao cumprir esse papel, passei a questionar procedimentos e cobrar mais transparência e esclarecimentos à população.

Diante disso, cabe uma pergunta: por que uma conselheira que apenas exercia seu dever de fiscalizar passou a enfrentar tanta resistência? A sociedade merece respostas claras e verdadeiras. Também causa estranheza ver professores utilizarem um programa de rádio para defender o indefensável. Em vez de apresentarem fatos e documentos, fizeram afirmações que não correspondem à realidade.

Basta consultar as atas disponíveis no SISCACS, de acesso público.
O mais contraditório é que minha atuação, juntamente com a de outros cinco conselheiros representantes da sociedade civil, sempre buscou defender a educação e os direitos dos profissionais da área, inclusive das próprias professoras que hoje nos contestam.

O debate público deve ser pautado pela verdade, transparência e respeito. Quem fiscaliza o poder público deve receber respostas fundamentadas em documentos, e não ataques ou tentativas de desqualificação. Entre os diversos questionamentos apresentados pelo Conselho do Fundeb, um dos principais dizia respeito ao Regime Próprio de Previdência Social do município.

Dados de 2022 apontavam um desequilíbrio entre ativos e passivos de R$ 366.664.723,02. Sim, são milhões de reais. Esse foi, possivelmente, o maior motivo de insatisfação da gestão com a atuação fiscalizadora do Conselho.

No final da nota, Izilda relembra matéria do portal Causos & Causas sobre o julgamento das contas de 2019 da Previdência de Afogados da Ingazeira.

Compartilhamento

TCE-PE julga irregulares as contas de 2019 da previdência municipal de Afogados da Ingazeira

Do Causos & Causas – A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregulares as contas de gestão do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Afogados da Ingazeira (IPSMAI), relativas ao plano financeiro do exercício de 2019. A decisão, extraída do Acórdão T.C. Nº 1268/2026, publicado no Diário Eletrônico do TCE-PE, identificou nove achados negativos na localidade, incluindo a transferência indevida de verbas e a omissão na adoção de medidas para conter o déficit atuarial do regime próprio de previdência social.

O julgamento, presidido pelo conselheiro Ranilson Ramos, responsabilizou a diretora-geral do órgão à época, mas afastou a aplicação de multas e sanções personalíssimas devido ao reconhecimento de decadência legal e ao falecimento do então prefeito, conforme os ritos de controle externo.

Violação da segregação de massas e inércia atuarial

O processo examinou as irregularidades na administração do fundo previdenciário e apontou que o gestor público tem o dever de zelar pelo equilíbrio financeiro do sistema, adotando os planos de amortização recomendados pelos estudos técnicos. A auditoria do tribunal constatou que havia viabilidade fiscal e econômica para a implementação de uma alíquota patronal suplementar baseada na receita corrente líquida do município, contudo o instituto permaneceu inerte perante o saldo negativo acumulado.

Além disso, o tribunal identificou a transferência de recursos do plano previdenciário para o plano financeiro, ato que descumpre as regras de separação orçamentária e contábil. A corte detalhou as consequências jurídicas e os responsáveis pela movimentação financeira:

“A transferência de recursos entre planos previdenciário e financeiro, em violação à obrigatoriedade de segregação financeira decorrente da segregação de massas, ofende o art. 40, caput, da Constituição Federal, frustra o propósito da capitalização e agrava o desequilíbrio do regime próprio, configurando irregularidade grave imputável, conjuntamente, ao Chefe do Executivo e ao dirigente do RPPS.”

A defesa dos interessados alegou que as verbas foram transferidas com o objetivo de honrar o pagamento de proventos de caráter alimentar aos servidores. O argumento, no entanto, foi rejeitado pelo colegiado sob a justificativa de que não foi demonstrada a impossibilidade de satisfazer essas obrigações por meio de recursos orçamentários próprios da municipalidade, após o esgotamento de mecanismos como a limitação de empenho prevista na Lei de Responsabilidade Fiscais. O tribunal também definiu que a edição de leis posteriores que extinguiram a segregação de massas não apaga a ilegalidade retroativa dos atos praticados em 2019.

Afastamento de penalidades e recomendações expedidas

Apesar do julgamento pela irregularidade das contas de gestão da senhora Charla Maria Gomes de Sousa Araújo, o TCE-PE reconheceu o transcurso do prazo decadencial previsto no artigo 73, §6º, da Lei Estadual nº 12.600/2004, o que impediu a aplicação de multa à ex-diretora. Em relação ao então prefeito do município, José Coimbra Patriota Filho, as sanções de cunho personalíssimo foram integralmente afastadas pela corte em razão de seu falecimento, restando determinado que tais punições administrativas não alcançam o espólio do ex-gestor.

Falhas consideradas de natureza puramente formal ou sem repercussão negativa concreta no plano fático — como o recolhimento parcial de parcelas de pouca monta, problemas na estruturação de órgãos colegiados e a obtenção de Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) por via judicial — foram convertidas em recomendações ao atual gestor do IPSMAI.Ação recomendadaFundamentação e escopoReferência regulamentarEquacionamento do déficitAdotar ações efetivas para resguardar a sustentabilidade do regime próprio.Artigo 40 da Constituição FederalEstruturação colegiadaEmpreender esforços para garantir o funcionamento regular dos conselhos.Item 2.1.6 do relatórioReservas matemáticasRealizar o devido registro contábil em consonância com as normas federais.Procedimento do MCASP 2014Cadastro individualizadoAdotar o registro individualizado das contribuições de cada servidor municipal.Portaria MPS nº 402/2008

Movimentações administrativas na prefeitura

Além do julgamento das contas previdenciárias, outras ocorrências oficiais foram registradas em Afogados da Ingazeira. No Diário do TCE-PE desta sexta-feira (26), o conselheiro relator Adriano Cisneiros publicou uma notificação referente ao Processo TC nº 25101817-9, que trata de atos de admissão de pessoal da prefeitura municipal no exercício de 2025. O despacho atendeu ao pedido formulado pelo prefeito Alesandro Palmeira de Vasconcelos Leite e seu advogado, Paulo Gabriel Domingues de Rezende, deferindo a prorrogação do prazo por mais 15 dias para a apresentação de defesa prévia.

Dados dos procedimentos:

  • Processo principal: TCE-PE nº 20100133-0 (Acórdão T.C. Nº 1268/2026)
  • Processo de pessoal: TCE-PE nº 25101817-9 (Notificação de prorrogação)
  • Órgãos relatores: Conselheiro Ranilson Ramos (Previdência) e Conselheiro Adriano Cisneiros (Admissão)
Compartilhamento

Prefeitura de Serra Talhada minimiza tiroteio na Estação do Forró: “fato isolado”

A nota divulgada pela Prefeitura de Serra Talhada nesta quarta-feira sobre a carnificina registrada na Estação do Forró durante a madrugada da festa de São João tem gerado forte repercussão. O episódio deixou uma pessoa morta e cerca de 15 feridos, entre populares e policiais militares.

Mesmo diante da gravidade do caso e das evidentes falhas de segurança e organização no evento, a gestão municipal decidiu manter a programação da última noite de festa. A decisão foi considerada absurda por parte da população, principalmente após a violência registrada no local.

Na nota, a Prefeitura classificou o ocorrido como “fato isolado”, mesmo com a repercussão em todo o país e o clima de insegurança que marcou o evento na Estação do Forró.

O texto ainda afirma que a situação não reflete o histórico de tranquilidade da festa e reforça o compromisso da gestão com eventos seguros, além de prometer o aprimoramento dos protocolos de segurança e a atuação integrada com as forças policiais.

Compartilhamento

A irresponsabilidade da prefeita Márcia Conrado: último dia de festa é mantido após carnificina na Estação do Forró

Um morto e quinze feridos no São João de Serra Talhada

A decisão da prefeita Márcia Conrado de manter a última noite do São João de Serra Talhada, mesmo após a tragédia que terminou com uma pessoa morta e 15 feridos na madrugada desta quarta-feira, é uma irresponsabilidade sem precedentes. Em vez de suspender imediatamente a programação diante da gravidade do caso, a gestão optou por seguir com a festa como se a carnificina registrada horas antes pudesse ser tratada como um episódio isolado.

O caso escancara a falta de planejamento e de estrutura de segurança no evento. A festa acontece na Estação do Forró, um espaço aberto, sem fechamento adequado e sem uma barreira eficiente de revista, o que facilita a entrada de pessoas armadas. Foi nesse cenário de vulnerabilidade que um ataque a tiros deixou mortos, feridos e policiais militares baleados em meio ao público.

A nota divulgada pela Prefeitura agrava ainda mais a situação ao minimizar a tragédia e classificá-la como “fato isolado”. E, depois de realizar um evento desorganizado e sem a segurança necessária, a prefeita ainda reuniu integrantes do governo no gabinete para posar para uma foto e divulgar nas redes sociais que estava tratando do assunto. Mas discutir providências depois que a tragédia acontece não apaga a falha principal: era obrigação da gestão ter garantido a segurança do público antes, com organização, controle de acesso e estrutura adequada para evitar que pessoas armadas entrassem no local.

Também chama atenção a omissão do Ministério Público de Serra Talhada, que tem o dever de se manifestar até o fim do dia pelo cancelamento da festa. Diante da gravidade dos fatos, manter o evento é expor a população a novos riscos e naturalizar uma sequência de falhas inadmissíveis.

Se a prefeita Márcia Conrado estivesse mais dedicada à administração do município e ao acompanhamento direto da organização dos serviços e dos eventos tradicionais da cidade, em vez de concentrar esforços em agendas políticas voltadas ao projeto eleitoral do marido, Breno Araújo, talvez tivesse havido mais planejamento, mais controle e mais cuidado com a segurança do São João, o que poderia ter evitado uma tragédia dessa dimensão.

Compartilhamento

SDS confirma 15 feridos no tiroteio em Serra Talhada; 10 civis e cinco policiais

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), através de duas operativas, atuou na ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira (24), em Serra Talhada, no Sertão do Estado.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado para uma ocorrência de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) envolvendo múltiplas vítimas de disparos de arma de fogo. Para o atendimento, a corporação mobilizou três viaturas, sendo duas ambulâncias de resgate e uma viatura de combate a incêndio e salvamento, que atuaram em conjunto com equipes do Samu e de ambulâncias locais.

Até o momento, foram contabilizadas 15 vítimas encaminhadas para unidades hospitalares da região, sendo 10 civis e cinco policiais militares. Todos receberam atendimento médico no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

O suspeito de efetuar os disparos, um homem de 36 anos, também foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A Polícia Militar de Pernambuco acompanha a ocorrência e o estado de saúde das vítimas, prestando o apoio necessário às equipes envolvidas.

A Polícia Civil de Pernambuco instaurará inquérito policial para apurar rigorosamente as circunstâncias e motivações da ocorrência.

Compartilhamento

Tragédia no São João: Tiroteio deixa um morto e cinco PMs baleados em Serra Talhada

Uma troca de tiros registrada na madrugada desta quarta-feira na Estação do Forró, em Serra Talhada, terminou com uma pessoa morta e cinco policiais militares feridos. O caso aconteceu durante a programação do São João e provocou correria e momentos de tensão entre o público que acompanhava a festa.

De acordo com informações preliminares que circulam nas redes sociais, o confronto aconteceu por volta das 2h30. Os policiais baleados foram socorridos e levados para o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam). Até o momento, dois deles seguem internados em observação. A identidade da pessoa que morreu ainda não foi divulgada oficialmente.

Relatos extraoficiais apontam que o tiroteio pode ter começado após uma discussão envolvendo a vítima fatal. Também há informações, ainda sem confirmação oficial, de que outras pessoas teriam sido atingidas e encaminhadas ao Hospital Eduardo Campos (HEC). O caso está sendo apurado pelas autoridades, que devem esclarecer a dinâmica da ocorrência e a motivação do confronto.

Compartilhamento

Waldemar Oliveira amplia base com apoio de lideranças ligadas a André Maio em Serra Talhada

O deputado federal Waldemar Oliveira conquistou mais um importante reforço em sua caminhada rumo à reeleição. Emerson, irmão do vereador de Serra Talhada, André Maio, e integrante da base política da prefeita Márcia Conrado, declarou apoio ao parlamentar e se colocou à disposição para coordenar sua campanha nas comunidades do Jardim e de Água Branca.

Além de Emerson, Waldemar também recebeu o apoio de Zé Neto, primo de André Maio, fortalecendo ainda mais sua articulação política na região.

Ao agradecerem as manifestações de apoio, Waldemar Oliveira e Sebastião Oliveira destacaram a importância da união de lideranças locais. Como gesto de aproximação, os líderes já agendaram um almoço na residência da mãe do vereador André Maio, ocasião que deverá reunir aliados e reforçar os laços políticos entre os grupos.

Compartilhamento

Itapetim encerra Arraiá das Escolas com a tradicional festa da Escola Santo Antônio

A cidade de Itapetim (PE) viveu mais uma noite marcada por cultura, tradição e grande participação popular com a realização da Tradicional Festa da Escola Santo Antônio, ocorrida nesta sexta-feira (12). O evento também marcou o encerramento dos arraiás das escolas da rede municipal dentro da programação do Circuito Junino.

A programação teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Jorge Adjan, reunindo fiéis em um momento de fé e espiritualidade. Em seguida, o público acompanhou uma sequência de apresentações culturais, protagonizadas pelos alunos, que encantaram com coreografias, músicas e expressões artísticas típicas do período junino, evidenciando talento, dedicação e valorização das tradições.

A festividade contou ainda com a participação da Rainha Junina 2026 e com a apresentação especial do grupo de dança “Os Pajeuzitas”, da Secretaria de Cultura, que contribuiu para enriquecer ainda mais a programação.

Encerrando a noite, as atrações musicais Três Marias e Forró Dú Momento garantiram a animação do público, levando muito forró e mantendo viva a essência das festas juninas.

O evento foi realizado pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Cultura e da Escola Santo Antônio. A organização contou com o empenho da gestora Adriana Alves, da diretora adjunta Márcia Souza, além de professores, auxiliares, cuidadores, equipe administrativa, supervisores e equipe de ordem, que tiveram papel fundamental para o sucesso da festa.

A prefeita Aline Karina esteve presente, acompanhada de seu esposo Robson, além do vice-prefeito Chico de Laura, vereadores, secretários, diretores municipais, pais, familiares e a população, que prestigiaram o evento.

Com o encerramento do Arraiá das Escolas, o Governo Municipal reforça o compromisso com a educação e a valorização das tradições culturais, promovendo momentos que fortalecem a identidade e a participação das pessoas.

Neste domingo (14), acontece a abertura do Palhoção Junino, que segue até o dia 23 de junho, com apresentação dos artistas da terra.

Compartilhamento

Lucas Ramos e Elismar Gonçalves reúnem centenas de famílias em defesa da moradia popular em Petrolina

Encontro com moradores da ocupação Osvaldo Coelho reforça articulação por habitação digna, regularização fundiária e acesso à casa própria para centenas de famílias da zona urbana.

PETROLINA (PE) — Mais de 300 moradores da ocupação Osvaldo Coelho participaram, no último fim de semana, de um encontro promovido pelo deputado federal Lucas Ramos e pelo pré-candidato a deputado estadual Elismar Gonçalves, na quadra esportiva da comunidade do Cacheado, em Petrolina. A reunião teve como foco ouvir as demandas das famílias e fortalecer a luta por moradia digna, regularização fundiária e melhores condições de vida para a população.

Articulado pela liderança comunitária Paulinho do Cacheado, o evento reuniu moradores, lideranças locais e representantes da comunidade em um momento de diálogo sobre um dos principais desafios sociais do município: o acesso à habitação.

Mobilização por moradia digna

Durante o encontro, famílias que vivem na ocupação relataram as dificuldades enfrentadas diariamente e defenderam avanços nas políticas públicas voltadas à habitação popular. A pauta inclui a regularização da área ocupada e a construção de alternativas que garantam segurança jurídica e qualidade de vida aos moradores.

Lucas Ramos destacou que a moradia é um direito fundamental e reafirmou seu compromisso em apoiar iniciativas que contribuam para reduzir o déficit habitacional no município.

“Casa própria não é favor. É direito. E eu quero dizer a cada pai, a cada mãe e a cada trabalhador que está nessa luta: ninguém vai ficar sem casa e ninguém vai ficar desamparado. Nós vamos seguir unidos, buscando os caminhos necessários para que essas famílias tenham a tranquilidade de viver no que é seu, com dignidade e respeito.”, declarou o deputado.

Segundo o parlamentar, o diálogo permanente com as comunidades é essencial para que as demandas da população sejam transformadas em ações efetivas e projetos capazes de gerar resultados concretos.

Comunidade fortalecida

A expressiva participação dos moradores evidenciou a mobilização da comunidade em torno da pauta habitacional. Ao lado de Elismar Gonçalves e de lideranças locais, Lucas Ramos reforçou a importância da organização popular para avançar nas reivindicações e ampliar o diálogo com o poder público.

Para os participantes, o encontro representou mais um passo na construção de uma agenda voltada à garantia de direitos e à busca por soluções para centenas de famílias que sonham com a conquista da casa própria em Petrolina.

Compartilhamento

Cartório Eleitoral de Afogados da Ingazeira suspende atendimento presencial entre os dias 18 e 21

O Cartório Eleitoral de Afogados da Ingazeira (66ª Zona Eleitoral), responsável também pelo atendimento aos eleitores de Iguaracy, suspenderá temporariamente o atendimento presencial entre os dias 18 e 21 de junho.

De acordo com comunicado divulgado pela unidade, a medida ocorre por motivo administrativo, em razão da execução de serviços previamente agendados dentro do Plano de Melhorias 2026.

Durante o período, os servidores continuarão desempenhando suas atividades em regime de expediente remoto, garantindo o atendimento à população por canais virtuais.

Os eleitores que necessitarem de informações e orientações poderão entrar em contato pelo e-mail ze066@tre-pe.jus.br ou pelos telefones (87) 3036-5466, (81) 3194-9066 e (87) 99954-0368.

O atendimento remoto será realizado em dias úteis, das 8h às 14h. O atendimento presencial será retomado normalmente após o período de suspensão.

Compartilhamento

Em nota, Cimpajeú repudia notícias desencontradas sobre irregularidades no SAMU

O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ) divulgou nesta quarta-feira (17) uma nota de esclarecimento e repúdio após a circulação, nas redes sociais de uma emissora de rádio de Serra Talhada, de informações sobre supostas irregularidades na gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da III Macrorregião.

Na nota, o consórcio afirma que notícias recentes vêm sendo divulgadas de forma distorcida, sensacionalista e sem a devida apreciação dos fatos reais, o que, segundo o órgão, pode gerar insegurança na população que depende dos serviços prestados pelo SAMU.

A manifestação do CIMPAJEÚ ocorre após a divulgação de informações sobre supostas irregularidades no serviço. O que consta oficialmente no Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) desta quarta-feira (17) é a abertura de uma investigação para apurar possíveis irregularidades no processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Carlênio Brandão.

De acordo com a portaria, o representante do MPPE aponta que o conteúdo da Notícia de Fato nº 02165.000.036/2026, que relata, em síntese, possíveis irregularidades no processo seletivo do SAMU de Serra Talhada, demonstra a necessidade de acompanhamento do referido certame. A denúncia foi encaminhada à promotoria e motivou a abertura da investigação.

Em sua nota, o CIMPAJEÚ informa que aguarda notificação formal do Ministério Público para ter acesso ao teor completo das alegações e afirma que prestará todos os esclarecimentos necessários assim que for oficialmente cientificado do procedimento.

O consórcio também destaca que o SAMU atua dentro dos padrões de legalidade, eficiência e compromisso com a saúde pública. Além disso, ressalta que a lisura do processo seletivo, da gestão contratual e das condições de trabalho é prioridade da atual administração.

Por fim, o CIMPAJEÚ reafirma compromisso com a transparência, a ética e a continuidade dos serviços prestados à população dos municípios atendidos pela III Macrorregião do SAMU, e pede que a população busque informações em canais oficiais, evitando especulações que possam gerar alarmismo.

Compartilhamento

Vereador do PT acusado de receber quase R$ 60 mil por ano sem trabalhar na Prefeitura de Serra Talhada

O vereador e líder do governo Márcia Conrado na Câmara de Serra Talhada, Giliard Mendes (PT), está sendo acusado de receber salários da Prefeitura sem exercer suas funções como agente comunitário de saúde. A denúncia foi apresentada pelo vereador Antônio de Antenor durante pronunciamento na Casa Legislativa.

Segundo Antônio, desde que assumiu o mandato de vereador, Giliard não estaria cumprindo expediente nem realizando atividades relacionadas ao cargo de agente comunitário de saúde, mas continuaria recebendo mensalmente R$ 4.353,00 da Secretaria Municipal de Saúde. Pelos cálculos apresentados pelo parlamentar, o valor anual recebido ultrapassa R$ 58 mil, considerando salário, décimo terceiro e férias.

Para embasar a denúncia, Antônio de Antenor e o vereador China Menezes realizaram visitas à unidade de saúde onde Giliard deveria estar lotado. De acordo com os parlamentares, no livro de ponto não foi encontrada nenhuma assinatura ou registro de presença do vereador. Eles também percorreram ruas que estariam sob responsabilidade do agente comunitário e afirmam ter ouvido de moradores que fazia muito tempo que Giliard não realizava visitas domiciliares na localidade.

Aliado da prefeita Márcia Conrado (PT), Giliard declarou apoio à pré-candidatura de Breno Araújo para deputado estadual. O movimento chamou atenção no meio político porque o vereador era apoiador de Doriel Barros (PT), mas decidiu trocar o correligionário petista pelo marido da prefeita na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Até o momento, não há registro de posicionamento oficial de Giliard Mendes ou da Prefeitura de Serra Talhada sobre as acusações.

Compartilhamento

Múltipla para o Senado: Marília 32%, Humberto 17% e Miguel 14%

Do Blog Nill Júnior – Na disputa pelas duas vagas ao Senado, a ex-deputada Marília Arraes lidera com 32%. É o que diz pesquisa do Instituto Múltipla.

Em seguida aparecem Humberto Costa, com 17%, Miguel Coelho, com 14%, e Eduardo da Fonte, com 13%. Túlio Gadelha registra 7%, Jô Cavalcanti 2%, Fernando Dueire 1% e Paulo Rubem Santiago 1%.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 02553/2026. Tem trabalho de campo entre 13 e 16 de junho, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Compartilhamento

Múltipla: João tem 43% e Raquel, 38%

Do Blog Nill Júnior – Levantamento do Instituto Múltipla realizado entre os dias 13 e 16 de junho, com 1.070 entrevistas em Pernambuco, mantém o cenário de equilíbrio na corrida pelo Governo do Estado em 2026, mas invertendo o cenário em relação à pesquisa anterior.

Já no cenário estimulado, quando os nomes são apresentados aos eleitores, João Campos (PSB) lidera com 43%, seguido por Raquel Lyra (PSD), com 38%. Ivan Moraes aparece com 1%. Os indecisos somam 9% e os votos brancos e nulos chegam a 8%.

No cenário estimulado, João Campos foi de 39% para 43%, crescimento de quatro pontos. Raquel Lyra recuou de 43% para 38%.

Em uma eventual disputa de segundo turno, João Campos tem 44%, contra 41% de Raquel Lyra. Brancos e nulos representam 7%, enquanto outros 7% permanecem indecisos.

Em maio, Raquel Lyra aparecia numericamente à frente, com 44%, contra 41% de João Campos. Agora, João Campos passou para 44%, enquanto Raquel Lyra ficou com 41%, configurando novamente empate técnico considerando a margem de erro.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, João Campos oscilou de 18% para 24%, crescimento de seis pontos. Raquel Lyra recuou de 27% para 25%, uma queda de dois pontos. O percentual de eleitores que não citaram nenhum nome ou estavam indecisos caiu de 54% para 50%, indicando maior definição do eleitorado.

Corrida pelo Senado

Na disputa pelas duas vagas ao Senado, a ex-deputada Marília Arraes lidera com 32%. Em seguida aparecem Humberto Costa, com 17%, Miguel Coelho, com 14%, e Eduardo da Fonte, com 13%. Túlio Gadelha registra 7%, Jô Cavalcanti 2%, Fernando Dueire 1% e Paulo Rubem Santiago 1%.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 02553/2026. Tem trabalho de campo entre 13 e 16 de junho, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Compartilhamento
whatsapp